Normas de Atividades
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Normas de Atividades

Normas de Atividades

Normas para Propostas de Atividades

São condições para a submissão das propostas de atividades para análise da Comissão Científica:

  1. Aceitação da apresentação de seu trabalho no dia e horário definido pela Comissão Científica.
  2. Cada participante inscrito poderá submeter 1 proposta de simpósio ou mesa redonda, 1 proposta de sessão coordenada e até 3 resumos de painéis como primeiro autor.

Simpósios e Mesas Redondas

Nos Simpósios e Mesas Redondas os participantes devem abordar os temas em nível avançado, oferecendo a pesquisadores e profissionais, oportunidades para aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia.

O Simpósio deve necessariamente envolver a apresentação de dados de pesquisas recentes, incluindo participantes, com título de Doutorado, que representem duas ou mais instituições.  Os simpósios serão compostos por três participantes que terão 20 minutos de apresentação cada. Deve ser reservado um tempo final para o debate e o tempo total não pode exceder a 1h30min. Os participantes apresentam contribuições complementares e relevantes para a Psicologia sobre um mesmo tema. Um dos participantes deverá ser indicado coordenador. A divulgação dos conhecimentos derivados de uma pesquisa isolada não se enquadra nessa modalidade e deve ser proposta em sessão coordenada ou sessão de painéis.

A Mesa Redonda consiste na discussão de um mesmo tema sobre diferentes perspectivas, abordagens teórico-conceituais ou aplicações práticas no campo profissional, incluindo participantes com título de Doutorado, que representem duas ou mais instituições. As mesas redondas terão o mesmo número de participantes e as mesmas exigências feitas para os simpósios (instituições distintas, currículo adequado ao tema e tempo de apresentação).

FORMA DE ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS DE SIMPÓSIO E MESA REDONDA

As propostas de Simpósios e Mesas Redondas devem ser submetidas através de formulário próprio na página da Reunião Anual no site www.membros.sbponline.org.br.

No formulário deve constar:

1- Nome do proponente, com telefone e e-mail para contato.

2- Tipo e título da atividade proposta.

3- Área da Psicologia em que se insere a atividade.

4- Nome do coordenador e dos outros dois participantes seguidos de filiação profissional ou institucional e titulação;

5- Relevância do tema - O proponente deve encaminhar uma justificativa, informando a relevância, oportunidade da inclusão do tema na reunião e competência dos participantes para analisarem o tema. Salientar os avanços no conhecimento que a proposta pode representar.

6- Inserir os resumos de cada apresentação conforme as Normas para Preparação de Resumos.

7-Todos os participantes devem ter o Curriculum Lattes / CNPq atualizado, ou o equivalente para não brasileiros, para fins de consulta.

As propostas inscritas serão enviadas à Comissão Científica para análise e seleção.

Sessões Coordenadas

As Sessões Coordenadas têm como objetivo a apresentação de relatos de pesquisa sobre um mesmo tema, desenvolvidos por grupos ou pesquisadores distintos, provenientes de pelo menos duas instituições diferentes. A duração das sessões será de até 2h30min, com a participação de no mínimo quatro e no máximo seis apresentadores. O proponente deverá convidar os demais participantes e enviar todos os trabalhos em conjunto. Os resumos serão apreciados separadamente e devem atender às Normas para submissão de Resumos.

FORMA DE ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS DE SESSÕES COORDENADAS

As propostas de Sessões Coordenadas devem ser submetidas através de formulário próprio na página da Reunião Anual no site www.membros.sbponline.org.br.

No formulário deve constar:

1- Nome do proponente, com telefone e e-mail para contato.

2- Tipo e título da atividade proposta.

3- Área da Psicologia em que se insere a atividade.

4- Nome do coordenador e dos outros participantes seguidos de filiação profissional ou institucional e titulação;

5- Inserir os resumos de cada apresentação conforme as Normas para Preparação de Resumos;

As propostas inscritas serão enviadas à Comissão Científica para análise e seleção.

Painéis

Os Painéis são trabalhos gráficos sobre relatos de pesquisas nas diversas áreas da Psicologia. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa contendo: título, autores, filiação, introdução, método, resultados, discussão e referências bibliográficas (seguindo as normas da APA). Com qualidade estética e atrativa aos participantes, no tamanho de 80 centímetros de largura e 1 metro de comprimento, cada painel precisa facilitar a visualização das informações, maximizando figuras, esquemas e tabelas, com letras impressas em tamanho que se possa ler a 2 metros de distância.  Cada painel ficará exposto durante um dia em suporte apropriado e haverá um horário designado para as apresentações orais (cerca de 10 min cada), sob a coordenação de um debatedor. Os resumos devem atender às Normas para submissão de Resumos.

FORMA DE ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS DE PAINÉIS

As propostas de Painéis devem ser submetidas através de formulário próprio na página da Reunião Anual no site www.membros.sbponline.org.br.

No formulário deve constar:

1- Nome do proponente, com telefone e e-mail para contato.

2- Tipo e título da atividade proposta.

3- Área da Psicologia em que se insere a atividade.

4- Selecionar a opção sim ou não para participar da Premiação de Painéis (consultar Regulamento);

5- Inserir o resumo conforme as Normas para Preparação de Resumos;

As propostas inscritas serão enviadas a pares de Consultores Ad Hoc para análise e seleção.

Não serão incluídos nomes de autores e orientadores após análise e seleção dos resumos.

Painéis Permanentes

A exposição de Painéis Permanentes durante todos os dias de atividades da Reunião Anual & Congresso Ibero-americano de Psicologia visa à divulgação de periódicos e associações científicas, cursos de graduação e pós-graduação, laboratórios, centros, núcleos e grupos de pesquisa de Psicologia.

Encontros e Reuniões

Poderão ser programados locais para encontros ou reuniões de grupos de trabalho, membros de sociedades científicas, editores de revistas e outros. Estas atividades serão anunciadas no Programa e os proponentes devem encarregar-se de convidar os participantes, que deverão inscrever-se no evento.

Lançamento de Livros

Os autores poderão solicitar espaço para lançamento de seus livros e outras publicações científicas ou técnicas. A Comissão Organizadora destinará um local e horário apropriado e a atividade constará no Programa.

Exposição e Vendas

Haverá espaço para a comercialização de livros e periódicos pelas editoras e para exposição de produtos e serviços especializados de interesse científico, técnico e/ou acadêmico. Para essas atividades o uso do espaço será possível mediante pagamento de taxas diferenciadas, conforme a atividade e o espaço disponibilizado. Contate a SBP através do e-mail sbp@sbponline.org.br

Atividades com convite da Diretoria da SBP:

Conferências

A Diretoria da SBP e da FIAP convidarão conferencistas para apresentar temas relevantes na área da Psicologia.

Sessões Especiais

A Diretoria da SBP organizará Sessões Especiais com a participação de membros com expressiva contribuição na área da Psicologia, a fim de promover a discussão de temas relevantes da atualidade.

Cursos

As propostas de Cursos serão realizadas por docentes que serão convidados pela Diretoria da SBP e da FIAP. Os Cursos serão em nível introdutório ou avançado, em diferentes áreas da Psicologia e terão duração de 4 horas.