Normas de Resumos
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Normas de Resumos

Normas de Resumos

Normas para Preparação de Resumos

Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante a 42ª Reunião Anual & o VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia serão publicados nos Resumos de Comunicação Científica do referido evento duplo.

Recomendamos que as normas descritas a seguir fossem observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, referente a trabalho concluído, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões).

Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.

Resumo (todas as modalidades de apresentação):

1.    Os resumos submetidos para apresentação devem referir-se a um trabalho de pesquisa que contribua para o conhecimento na área.

2.    O resumo deve conter entre 400 e 500 palavras e deve ser inserido no campo Resumo da proposta.

3.    O título do resumo deve vir em letras maiúsculas. O campo autores deve conter nomes completos e, por extenso e entre parênteses, o departamento ou laboratório (opcional), instituição, cidade e estado. Usar siglas somente para o estado. Os alunos de graduação devem ser identificados com um asterisco e os de pós-graduação com dois asteriscos após o nome. Abaixo do resumo, indicar o apoio financeiro e/ou bolsas. Na linha seguinte indicar três palavras-chave que identifiquem o trabalho e, na próxima linha, indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica - IC (trabalho de graduação), Mestrado - M, Doutorado - D, Pós-Doutorado - PD, Pesquisador - P ou Outro. Duas linhas abaixo, incluir o código da área da psicologia, conforme a classificação adotada pela SBP, que segue:  AEC - Análise Experimental do Comportamento; AMB -  Psicologia Ambiental; AVAL - Avaliação Psicológica; BIO - Psicobiologia e Neurociências; CLIN - Psicologia Clínica e da Personalidade; COG - Psicologia Cognitiva; DES -  Psicologia do Desenvolvimento;  ESC - Psicologia Escolar e da Educação; ESP - Psicologia do Esporte; FAMI - Psicologia da Família e da Comunidade; FARMACO - Psicofarmacologia; FORM - Formação em Psicologia; HIST - História em Psicologia; JUR - Psicologia Jurídica, Forense e Criminal; MET - Metodologia de Pesquisa e Instrumentação; ORG - Psicologia Organizacional e do Trabalho; PERC - Percepção e Psicofísica; RELIG - Psicologia da Religião; SAÚDE - Psicologia da Saúde; SMENTAL - Saúde Mental; SOCIAL - Psicologia Social.

4.    O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas, nem figuras.

5.    Os resumos de pesquisa devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Os relatos de pesquisa devem descrever material e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas. A conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.

Resumo Expandido

Os proponentes de Simpósios e Mesas Redondas poderão optar pelo envio do resumo de 400 a 500 palavras ou do resumo expandido, com 5 a 6 páginas(neste último caso, enviar o arquivo em Word por e-mail sbp@sbponline.org.br)

Resumo expandido (opcional para simpósio e mesa redonda):

1.    O resumo expandido deve ter entre 5 e 6 páginas, incluindo as referências bibliográficas elaboradas de acordo com as normas da APA, e deve ser preparado no editor de texto Word for Windows 6.0 ou 7.0, justificado, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples entre linhas.

2.    O título do resumo deve vir em letras maiúsculas e negrito. Na mesma linha, em itálico, seguem os nomes dos autores por extenso e, entre parênteses, o departamento ou laboratório (opcional), instituição, cidade e estado. Usar siglas somente para o estado. O nome do apresentador deve vir sublinhado. No fim do resumo indicar o apoio financeiro e/ou bolsas. Na linha seguinte indicar três palavras-chave que identifiquem o trabalho e, na próxima linha, indicar o nível do trabalho, se Doutorado - D, Pós-Doutorado - PD, Pesquisador - P ou Outro. Duas linhas abaixo, incluir o código da área da apresentação, conforme a classificação adotada pela SBP.

3.    O texto expandido pode apresentar tabelas ou figuras e deve conter os subtítulos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões (ou Considerações finais) e Referências Bibliográficas. Separar os subtítulos dando espaço de uma linha.